Blue Valentine

Realizado por Derek Cianfrance e protagonizado por Michelle Williams e Ryan Gosling, Blue Valentine é uma história acerca de um amor, um amor tão igual a muitos outros...



Dean e Cindy estão casados há alguns anos e de momento ultrapassam uma crise conjugal cujo contexto nos vai sendo mostrado. Em flashbacks entendemos o como e o porquê da união dos protagonistas e vamos sendo envolvidos nas suas lágrimas, incertezas e alegrias. Deixamo-nos levar neste realismo cinéfilo, tão cru e solto, sem concebermos preconceitos nem falsos moralismos: as personagens estão lá, como retratos de qualquer pessoa que conhecemos, ou até mesmo, de nós próprios.




Este não é o típico drama-romântico-com-final-feliz. É sim uma história dos nossos dias, sem clichés, sem rodeios nem romantismos exagerados. Cianfrance fugiu a todos os lugares comuns do cinema, abriu uma porta desconhecida neste tipo de filme e conseguiu mantê-lo num limbo onde poucos conseguem contar tão bem uma história: nem muito melodramático, nem muito frívolo; O passado vs o presente, o amor vs o ódio, são as directrizes da narrativa.



As prestações de Gosling e Williams foram tão aplaudidas que esta foi indicada para o Óscar de Mlehor Actriz na Gala de 2011, entre muitas outras nomeações a prémios de ambos e também do realizador, que se estreou com este filme. A pequena Faith Wladyka também faz um brilharete como Frankie, do alto dos seus tenros 6 anos...



Destaque para a banda sonora, que embora não seja variadíssima marca muito cada momento da história de Cindy e Dean. Além de Grizzly Bear, The Platters, Doris Fisher & Allan Roberts, também Ryan Gosling escreveu e interpretou temas para Blue Valentine, provando ser um actor multifacetado com uma brilhante carreira pela frente.

Comentários

POPULAR