A idade dos heróis | The Avengers

 

Não sou espectadora de blockbusters, como é notório pela selecção que faço aqui neste recanto da Internet. No outro dia reparei com mais atenção em algo que já tinha dado conta na época natalícia, quando passou Iron Man 3 na TV: os super heróis, hoje, querem-se numa idade mais adulta.

Uma breve entrevista aos protagonistas de The Avengers: Age of Ultron, fez-me tomar atenção a um tipo de Cinema que quase sempre ignoro pois alguns destes actores são bastante maduros, aspecto que me parece diferir do estereótipo de super-herói.

Robert Downey Jr., como o acima referido Iron Man, tem 50 anos, acabados de festejar. Mark Ruffalo, o Hulk, tem 48. Jeremy Renner tem 44 e é Hawkeye. Samuel L. Jackson de 67 anos volta  a desempenhar Nick Fury. Clark Gregg é Phil Coulson e passou por 53 Primaveras. Representando um outro grupo de idades temos Chris Evans (Capitão América) e Tom Hiddleston (desempenha o vilão Loki) ambos com 34 anos, Chris Hemsworth (Thor) de 32.

Onde estão os actores na casa dos 20? Não fazem parte deste casting, primeiro por uma razão óbvia: estas personagens desempenhadas por estes actores provêm dos filmes homónimos aos super heróis. Como exemplo temos o primeiro filme Thor, de 2011. Na altura Hemsworth tinha 28 anos e entrava nesta tal selecção de "pós teenagers", tão típica dos super heroes movies. Por outro lado o primeiro Iron Man foi lançado em 2008, sendo Robert Downey Jr., na época um quarentão.

Na primeira sequela de Spider Man, 2002, Tobey Maguire tinha 27 anos. O seu sucessor no papel de Peter Parker, Andrew Garfield, tinha mais dois anos quando desempenhou o papel. Já da DC Comics, temos a personagem do Superman em 2006, quando Brandon Routh tinha 27 anos. Quando foi Christopher Reeve este herói, em 1978, completava 26 anos. Os actores que representaram Batman já passavam todos a casa dos 30, Ben Affleck como Daredevil também entra nesta estastística. Na primeira adaptação ao cinema de X-Men apenas James Marsden (Cyclops) tinha menos de 30 anos e em Fantastic Four participava Chris Evans (Johnny Storm) com apenas 24 anos.

Procurei referências às idades ficcionais das personagens, que com o passar das décadas nunca envelhecem, mas não encontrei nenhuma informação clara. O que tenho a concluir é a desvalorização dos números que indicam o quão velhos ou novos são estes actores. O importante é a ligação ao público e a construção de uma história fiel às suas espectativas, onde os heróis se mostram sempre com a mesma aparência, gerando continuidade.

Pode-se criar aqui uma metáfora, na qual aprendemos que não importa apenas a agilidade e alta performance física que a juventude proporciona. A responsabilidade, experiência e maturação intelectual que a idade vai trazendo são a chave para um super super-herói!

Comentários

POPULAR